.

.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

II Café Literário "Versos em tom e rima" CEU Parque Anhanguera


II Café Literário "Versos em Tom e Rima"






As turmas de 2ºs e 3ºs anos da EMEF Marili Dias ganharam uma aula mais que especial no dia 06.11.2015: desceram o  morro para participar do II Café Literário “Versos em Tom e Rima” no CEU Parque Anhanguera iniciativa que começou em agosto e que pelo jeito ganhou espaço. Lá os alunos do 3º ano  do coral “ Nas ondas da música” organizados pela professora Eloisa Pestana  fizeram uma apresentação representando  a lenda do Baobá lida pela professora Cristiane Reinoldes e finalizaram com a música “Cuida de mim”! 


Não faltou repertório para a equipe da Biblioteca CEU Parque  que cantou e contou histórias dando tom ao espaço. A  professora Mirian POSL da EMEF CEU Parque encantou a todos com a história de uma princesa no conto africano  " O casamento da princesa”. 


No clima de bate papo o fotógrafo Diego Balbino  apresentou seu livro  "Carolinas” realizado em parceria com a jornalista Paola Prandini inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus com fotos de mulheres catadoras de papel . A é claro "A cereja do bolo" não poderia faltar!!! Por ultimo tivemos a apresentação da professora Eliana Lorieri acompanhada de Sidnei Marangon que com ritmos e brincadeiras brasileiras botou a galerinha no palco para declamar e dançar. Não foi à toa que o tema desta segunda edição do Café Literário teve como inspiração o Baobá, diferente? Não? Sim? Ele é chamado árvore da vida e vida foi o que não faltou neste Café com versos em tom e rima e que deixou no ar um  aroma de quero mais. 

Até o próximo.....
Por: Cauan Rabello aluno do 6ºano D



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

  Participação do projeto Nas Ondas do Marili no "Dialogando com os abrigos"

Na quinta-feira dia 10.09 participamos a convite da Coordenadora do serviço de acolhimento Valeria Passaro do encontro "Dialogando com os abrigos" para apresentar o projeto Educomunicativo desenvolvido na EMEF Marili Dias.
Não se pode mais ficar à margem das discussões que envolvem os jovens (com um olhar mais apurado aos adolescentes), quando é dentro deste universo que atuam as escolas. 
portSegundo Valeria Passaro uma escola onde o protagonismo jovem, a autonomia e atividades diferenciadas acontecem é possível visualizar um espaço ideal onde o jovem queira estar e não precise atravessar a ponte entre o conhecimento e o esquecimento.
Somente aproximando e dialogando as várias instituições ( Educação, Saúde , Cultura, Esporte, etc) que acompanham a trajetória de vida de um adolescente poderemos desenvolver ações de mudança e exercer a real função social a que são destinadas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Palmares Vive e pulsa

A turma é grande e o trabalho também, saímos a campo para mais uma atividade... nosso destino : a cachoeira que fica algumas ruas abaixo da escola. No caminho deparamos com o resultado positivo de algumas das demandas discutidas e debatidas em nossos Fóruns "Palmares Vive". Foi com um gostinho de vitória que transitamos nas ruas cascalhadas e observamos as ruas com postes de iluminação!!!! 

Bem...mas nossas demandas não acabam por aí: ainda precisamos de um trabalho efetivo de coleta de lixo e nossos meninos não abrem mão do direito ao lazer...Uma área de lazer ainda encabeça o desejo desta moçada que deixou de lado os discursos e achismos e botaram a "mão na massa". Parabéns a todos que direta ou indiretamente permitem que nosso mundo possa "efetivamente existir"....






segunda-feira, 18 de maio de 2015

Oficina de Planejamento com Tereza Herling

"O mundo é formado não somente pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir."
Milton Santos


O projeto "Palmares Vive" teve inicio a partir das demandas trazidas pela vivência dos estudantes e suas realidades. O caminho foi longo entre muitas reuniões e três fóruns participativos os desejos agora ganham cor e vida.
Na ultima quarta-feira (dia 13 de maio) recebemos a visita de Tereza Herling, secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e sua equipe, que promoveram uma oficina de planejamento pensando nas necessidades e demandas. Toda atividade foi acompanhada pelo subprefeito Carlos Roberto Massi e o Dirigente Regional de Educação de Pirituba, Marcos Manoel Santos, sempre parceiro e apoiador das atividades desenvolvidas na escola.
 "Planejar não é só medir as ruas e as calçadas, é escutar as pessoas e conhecer os desejos" explica Tereza aos alunos. A oficina teve direito à uma visita de campo no entorno da escola e assim caminhamos para o próximo passo, mas agora caminhamos juntos.







sexta-feira, 15 de maio de 2015

Noite de debate no CEU Perus

A redução da maioridade penal e a violência do Estado ontem e hoje.

Na ultima quarta-feira (13 de maio), foi um dia diferente: noite de debate "redução da maioridade penal" a Imprensa Jovem estava lá pra conferir. Precisamos entender para nos posicionar....não poderíamos ter melhores orientadores: Carla Borges, coordenadora de política da Secretaria Municipal de direitos Humanos e Cidadania,quebrando mitos; José Soró, líder comunitário, definindo um dilema: "Jovem é solução e não problema" e ainda conclui "não falta lei, falta cultura do lado de cá da ponte", e um fechamento perfeito com as palavras sábias de Eduardo Suplicy, Secretário Municipal de Direitos Humanos e cidadania, que inicia citando Thomas More em Utopia e encerra cantando Racionais MC com o "Homem na estrada",  sua fala percorre a história de nosso povo e afina o papo com o jovem. Ainda houve tempo de todos manifestarem opiniões e fazer perguntas aos palestrantes e  de batermos um papo com Suplicy. 





sexta-feira, 25 de abril de 2014

Direitos Humanos e Internet é debate no ArenaNET Mundial

No dia 24 de abril estivemos no Centro Cultural Vergueiro para conferir o evento ArenaNET Mundial, assistimos a mesa de debate Internet e Direitos Humanos.

Na mesa mediada pelo Secretario Municipal em Direitos Humanos Rogério Sorttili, estiveram presentes o ativista francês Jérémie Zimmermann, os jornalistas Leonardo Sakamoto e Nana Queiroz, produtor cultural 
Pablo Capilé, o rapper Gog e o músico e ativista social Antônio Carlos TC.

Muitas foram as falas que promoveram reflexões sobre direitos e deveres na rede, os direitos humanos foi o grande objetivo desse diálogo, na fala do artista TC precisamos entender o que somos para dar valor ao que usamos , reforçando a questão de que atrás do mundo virtual existe ainda o mundo real, a vida continua e afirma não podemos ser escravizados, temos que pensar nossas ações. Seguindo essa trilha o rapper Gog afirma que antes de pensarmos em revolução temos que tirar o “R” e pensar em evolução.

O ativista digital Jérémie contribuiu direcionando sua fala diretamente para nós, alunos da escola pública, quando afirma que o Marco Civil da Internet só terá efeito se difundido pela sociedade e pelos jovens na escola.

Confira cobertura completa:   





              Nas Ondas do Rádio
                     EDUCOM

quarta-feira, 9 de abril de 2014

III SorFesta

Uma dia em família, essa é a melhor definição para esse dia na escola. A III Sorfesta  aconteceu no dia 05 de abril e ofereceu oportunidade para os pais acompanharem os filhos em dia de descontração na escola e muito sorvete.
Contamos ainda com o campeonato aberto á toda comunidade e tivemos a participação de alunos, ex-alunos e muitos convidados.
Confira como foi a festa:




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Halloween

                                                 
 É uma palavra que derivada da junção de HALLOW = santo e EVENING = noite. Portanto significa noite de todos os santos. É comemorada no dia 31 de outubro.

Os povos celtas que habitavam a Grã-Bretanha há muitos anos já celebravam esta data, em homenagem aos mortos e ao fim do verão.

Com o passar do tempo, principalmente após a “peste negra” epidemia que devastou a Europa com milhares de mortos, os povos descendentes dos celtas, no caso Irlandeses, Ingleses e Escoceses começaram a homenagear os mortos vestidos de figuras que representavam a morte como zumbis, bruxas, caveiras, gatos pretos, velas, morcegos e etc.


Desde então a cultura se popularizou no mundo todo e o HALLOWEEN tornou-se o “dia das bruxas”. Um dia para se confraternizar através de festas com fantasias doces, brincadeiras, contos de histórias assustadoras e muito mais.



E você como gostaria de comemorar o Halloween aqui na escola? Dê sua sugestão.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Oficina de grafite



O Colorido tomou conta de nossa escola nas oficinas que aconteceram nos dias 24 de agosto e 14 de setembro. Depois de ter realizado o concurso de desenho os alunos ganhadores tiraram suas ideias do papel e realçaram as portas da escola.  
Nosso principal objetivo é oferecer alternativas de linguagens, desenvolvendo a criatividade e a importância da cultura de rua, a promoção da cidadania e democracia, justamente pelo reconhecimento de que todas as pessoas envolvidas no fluxo do conhecimento e informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função no ambiente escolar.
                A oficina foi promovida pelo projeto educomunicativo NAS ONDAS DO MARILI e oferecia pelo grupo “Loucos pela Arte”.  O evento ainda foi registrado pelos alunos que fazem parte da oficina de vídeo promovida pelo coletivo “Lado Sujo da Frequência”.








segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O planetário é aqui!



Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado.


Tivemos a oportunidade de ter o planetário aqui na nossa escola, no dia 30 de agosto,  e todos os alunos participaram dessa experiência, foi um bom momento para pensar e refletir sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, pois ela é o único planeta habitável no Sistema Solar.








Conte-nos como foi a visita do planetário?

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lendas urbanas

Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um “amigo ou conhecido” para ganhar veracidade. Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos.

Como é o caso da história da loira do banheiro, que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada. 

Já a lenda da Maria Sangrenta (Bloody Mary), fala que se você chamá-la três ou mais vezes num banheiro com as luzes apagadas, ela lhe cegará. Uma lenda feita para assombrar crianças é a do Velho do Saco, na qual um velho ou um cigano aparece quando uma criança vai brincar sozinha na rua e então a sequestra.


Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, baseadas em fatos reais (ou preocupações legítimas), mas geralmente acabam distorcidas ao longo do tempo.

E você, conhece alguma lenda urbana? Conte para nós.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BRINCAR É ASSUNTO SÉRIO

As brincadeiras também fazem parte do folclore, porque são uma tradição que passa de geração para geração e ainda revelam a cultura de nosso povo.
É através da brincadeira que nós ampliamos o conhecimento de nós mesmo, de tudo o que nos cerca e do mundo. É possibilidade de se comunicar fazer amizades. 
Na escola existe várias possibilidades de brincadeiras, neste semestre a brincadeira é assunto levado a sério e brincar é nosso lema.




E VOCÊ O QUE PENSA DISSO?
QUAL A BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTA? 
E ONDE VOCÊ BRINCA?